O Dr. Yuri Boteon possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e residência médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo também pela UNICAMP, com títulos de especialista reconhecidos pelos Conselhos Regional e Federal de Medicina (CREMESP e CFM). Após a residência médica trabalhou como cirurgião contratado da Santa Casa de São Paulo no serviço de emergência do Hospital Municipal São Luiz Gonzaga.

Dando continuidade aos seus estudos, revalidou seu diploma médico no Reino Unido, possuindo licença médica no General Medical Council (GMC) desde 2016. Após revalidação do diploma, aplicou e foi aprovado para o cargo de Clinical Research Fellow na University of Birmingham e Queen Elizabeth Hospital Birmingham. Entre 2016 e 2019 realizou o Fellowship em Transplante de Fígado e Cirurgia Hepatobiliar (Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares) no Queen Elizabeth Hospital, Birmingham, Reino Unido. Durante esse período trabalhou com casos complexos nessa especialidade, o que contribuiu enormemente para sua formação, agregando muita experiência e conhecimento prático na área.

Concomitantemente, realizou seu Doutorado Direto no Exterior em Imunologia e Imunoterapia aplicadas ao Transplante de Fígado pela University of Birmingham, College of Medical and Dental Sciences, Birmingham, Reino Unido. Com quase 30 publicações em revistas indexadas às principais bases de dados da literatura médica (PUBMED, Scopus) ganhou grande destaque entre seus pares, especialmente no tópico máquina de perfusão hepática ex situ.

Com trabalhos inovadores e de grande relevância na prática clínica recebeu vários prêmios de associações internacionais, como o American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD), European Association for the Study of the Liver (EASL) e Internacional Liver Transplantation Society (ILTS). Ainda, recebeu prêmios de reconhecimento de grandes revistas internacionais da área de transplante (American Journal of Transplantation; e Liver Transplantation) pela colaboração com a publicação de artigos que se destacaram entre os trabalhos mais lidos. Entre os seus principais projetos se destaca o “defatting”, que é a remoção ex situ (fora do corpo) de gordura de fígados esteatóticos de doadores através de uma combinação de medicações. Desde 2018, tornou-se editor e revisor de revistas médico-científicas internacionais focadas em transplante de fígado e cirurgia hepatobiliar.

Participou ativamente de vários congressos nacionais e internacionais, tanto para apresentação de pesquisas buscando aprimorar o cuidado aos pacientes quanto para atualização profissional da especialidade.

Retornando ao Brasil, atualmente dedica-se tanto a assistência quanto ao ensino e geração de conhecimento médico. Atua como cirurgião da Unidade de Transplante de Fígado do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Municipal Vila Santa Catarina. Ainda, tornou-se Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Atua com ênfase em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Hepatobiliar, principalmente com doenças do fígado e do pâncreas, tanto benignas quanto malignas.

Dr. Yuri Boteon - Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • Cirurgião da Equipe de Transplante de Fígado do Hospital Israelita Albert Einstein

  • Professor Permanente da Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Curriculum

  • Doutorado no exterior em Imunologia e Imunoterapia aplicadas ao Transplantes de Fígado – University of Birmingham, Birmingham, Inglaterra

  • Fellow em Transplante de Fígado e Cirurgia Hepatobiliar (Fígado, Pâncreas e Vias Biliares) – Queen Elizabeth Hospital Birmingham, Birmingham, Inglaterra

  • Revalidação do Diploma Médico no General Medical Council, Inglaterra

  • Título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo – Conselho Federal de Medicina, Brasil

  • Título de Especialista em Cirurgia Geral – Conselho Federal de Medicina, Brasil

  • Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

  • Residência Médica em Cirurgia Geral – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

  • Graduação em Medicina – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil